fbpx

Um universo por trás dos chakras

Você sabia que nós temos chakras em nosso corpo? Isso quer dizer que cada parte de nós vibra, interage e emana diversas e poderosas energias. Cada chakra é responsável por alimentar seus respectivos órgãos e inclusive todas as funções vitais

Algumas culturas orientais chegam a catalogar milhares de chakras que funcionam como canais energéticos em nosso corpo. Apesar da existência de tantos chakras, na linha do Reiki priorizamos os 7 principais porque são eles os centros de força que se comunicam, que se organizam e que emanam energia para os demais. 

Da mesma forma que apresentamos reflexos físicos externos que nos avisam que precisamos de uma atenção, como febre e coriza, quando estamos com um resfriado, quando o fluxo energético de um dos chakras está em desordem, podem surgir distúrbios físicos, mentais, emocionais e até mesmo espirituais que também são avisados pelo corpo, mas que geralmente não nos atentamos. Por essa razão é tão importante identificar e movimentar as energias estagnadas para que o corpo atue com suas glândulas ativas, com seu sistema nervoso revitalizado e com o imunológico fortalecido para ampliar seu bem-estar e a qualidade de vida. 

Quando iniciei minha jornada com o reiki, senti a necessidade de me aprofundar nos estudos sobre os chakras e escolhi uma escola mais tradicional que transmitisse o ensinamento original do mestre Mikao Usui, nesta metodologia eu ia aos ambulatórios semanalmente para praticar o reiki para depois de aprovada, conseguir ir para o próximo nível. 

Aproveito para compartilhar minha árvore do reiki: 

O Reiki nada mais é que uma técnica de captação e transmissão de energia vital universal. Esta técnica de imposição das mãos foi desenvolvida no Japão por Mikao Usui há quase 100 anos atrás. Reiki é um método de cura natural pelas mãos. REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente, pois pertence a todos nós!

Sem conotação religiosa e sem interferir em outros tratamentos, o Reiki trabalha no plano causal, ou seja, na raiz do problema, tratando o corpo como um todo, sendo um grande aliado em casos de recuperação.

Situações de estresse, de crises, de tensões e até mesmo de sobrecargas no nosso dia a dia geram bloqueios em nossos chakras, que são nossos centros de distribuição energética. Casos de dores crônicas, ansiedade, depressão, insônia, desânimo, desmotivação, baixa estima, medos, fadiga e agitação excessiva são efetivamente tratados com excelentes resultados através das sessões de Reiki que aplico. 

Olhar para os chakras nos convida a nos interiorizar

Acredito que a verdadeira cura acontece quando fazemos um caminho de interiorização para nos conhecer, nos acolher e para reconhecer que somos luz. Quando enxergamos nossa luz e a integramos, ampliamos a capacidade de levá-la ao próximo e, principalmente, para enxergar os movimentos necessários para solucionar questões de nossas vidas. Costumo dizer que a vida é real, por isso quanto maior for nossa consciência e clareza, mais leve e divertida será nossa jornada rumo a alegria de viver a vida.

Enxergar os movimentos que precisamos fazer para evoluir é algo fantástico que promove consciência e clareza para tornar nossa vida mais leve e divertida com mais alegria para viver nossa jornada.  Por isso, te convido a refletir em como tem sido sua jornada até agora?

Olhar para cada chakra abre espaço para este perceber, para identificar qual deles te pede mais atenção e amor para que você possa ressignificar tudo isso.  Cada chakra possui registros de memórias inconscientes que ficam conectadas, elas atraem situações e mostram aspectos relacionados à personalidade atual, as personalidades anteriores e sofrem influência até mesmo dos nossos antepassados, pois inevitavelmente somos sintonizamos a estas memórias. 

No plano físico, esses registros vibram e atraem pessoas, lugares e inúmeras situações que para que superar o que está sendo revelado. São aspectos que podem ser tanto de inferioridades quanto superioridades com o objetivo de ser transformados e integrados. Quando não superamos, entramos numa energia de inferioridade e emanamos um futuro com esta vibração, criando o tal do looping, que é quando revivemos a mesma lição até conseguirmos aprende-la de verdade.

Disponibilizei um texto falando sobre a energia que emanamos, para saber mais, clique aqui

O que são os chakras

Os chakras são poderosos centros de captação, armazenamento e distribuição de energia presentes em nosso corpo, eles são fundamentais para que haja o perfeito alinhamento energético e vibracional, seu desequilíbrio gera bloqueios que a longo prazo causam problemas físicos.

Eles são centros de força que fazem uma conexão para que a energia flua de forma harmônica, eles são poderosos vórtices em constante movimento com o objetivo de melhorar o desempenho do nosso corpo. São portais que transmitem e transformam a energia, por isso eles sincronizam toda carga de energias emocionais, mentais e etéricas presentes em nós e em nosso redor, sendo capazes de aumentar ou reduzir a energia com o objetivo de nos equilibrar.

A palavra chakra significa roda, disco ou círculo que também recebem o nome de padma ou lótus, devido a descrição que os antigos mestres indianos davam quando visualizavam cada um dos chakras e suas respectivas cores, eles viam com pétalas similares as da flor de lótus. Cada chakra possui sua gama de cores que se apresentam na forma de flor, por isso quando estamos saudáveis essas flores se apresentam de forma simétrica e fluída, se movimentando de forma perfeita.

Cada chakra possui seu ritmo pessoal, atuando com sua própria frequência musical que pode se alterar de acordo com o momento que estamos vivendo. Todos nós nascemos com os chakras, porém acredito que vivemos cada um deles com maior o menor intensidade de acordo com o respectivo setênio que estamos passando.

O movimento destes chakras está relacionado ao movimento de cada um de nós, por isso quando estamos em situações de estagnação, estes centros de força tendem a ficarem mais lentos, assim como podem ficar acelerados demais quando estamos agitados. Vale ressaltar que quanto mais alinhados estivermos, maior será o nosso potencial de expansão e consequentemente de movimentar as nossas vidas!

Os chakras são responsáveis pela energia do nosso físico, intelectual, emocional e espiritual. Somos uma alma que possui vários corpos, o corpo físico é o mais denso por isso nós conseguimos percebê-lo com facilidade, porém temos o corpo etérico que é responsável pelo fluir das correntes vitais, além de nos manter vivos em nosso corpo, ele tem o importante papel de criar o elo entre pensamentos e emoções do corpo astral com o nosso corpo físico.

Nossos chakras são os centros por onde penetram as energias superiores que são a corrente vital para o corpo físico, por isso essa energia precisa fluir de forma harmoniosa para termos uma vida mais saudável e equilibrada em todas as áreas da vida.

A seguir, descreverei os potenciais e demais informações de cada um dos chakras, espero poder clarear este caminho que iniciaremos com amor, mais beleza traremos em nossa caminhada rumo ao autoconhecimento, expansão de consciência e evolução.

O Chakra Básico/Raíz (Muladhara)

O chakra básico, corresponde ao elemento terra, que remete a necessidade que temos de criar raízes e nos estabilizar aqui neste ciclo. Este chakra fica localizado na base da coluna (Cóccix, Sacro, Lombar L4 e L5), é responsável pelo funcionamento das glândulas supra renais e sua cor é a vermelha. O chakra básico rege os aspectos mais densos do corpo, como músculos, ossos, tendões e o sangue. Ele é responsável pela vitalidade de uma forma geral, englobando a temperatura do corpo e até mesmo o próprio crescimento.

É importante dizer que nosso corpo nos sinaliza o tempo todo quando as coisas não estão bem, inclusive, indico que leia o texto que fiz sobre o triângulo do drama, ele explica direitinho como o corpo nos mostra isso e aponta dicas para ampliar sua consciência, basta clicar aqui para ler

Alguns sinais de desequilíbrio que o corpo apresenta, como um pedido para que a gente olhe para este chakra, são problemas no sangue, artrite, distúrbios do reto, ânus, uretra e até mesmo anemia.

E caso você tenha algum destes desequilíbrios físicos que citei acima, eu aconselho que procure um médico especializado para que juntos vocês possam cuidar da sua saúde física.

Lembre-se que seu corpo é o seu veículo, por isso é importante cuidar dele para que tenha uma vida plena e feliz.

Aproveito para ressaltar que todo desequilíbrio começa nos corpos mais sutis, porém poucos dão atenção e cuidados para eles, por isso os desequilíbrios vão se ampliando até chegar no corpo físico e quando ele chega no físico, o responsável por esta restauração é o médico.

Claro que você pode (e deve) fazer alinhamento energético, porém em caso de desequilíbrio, ele entra como um tratamento alternativo e integrativo pois ele jamais substituirá o tratamento médico!

Para evitar que este texto fique muito longo, em outro momento, escreverei sobre os corpos sutis e os setênios. Acompanhe meu blog para receber novidades e informações. 

O Chakra Sexual/Sacral/Umbilical (Swadhishtana).

O chakra sexual, corresponde ao elemento água, que remete a necessidade que temos de nos conectar com nossas emoções e percepções. Este chakra fica localizado na base da coluna (Lombar (L1, 2 e 3), é responsável pelo funcionamento das glândulas gônadas ou glândulas sexuais reprodutoras e sua cor é a laranja. O chakra sexual rege os aspectos relacionados a criação física como sexualidade, reprodução e pela família. Ele é responsável pela vitalidade de uma forma que engloba a criatividade e pela capacidade de criar em ação.

Alguns sinais de desequilíbrio que o corpo apresenta como um pedido para que a gente olhe para este chakra são disfunção sexual, problemas intestinais, colite e tumores na bexiga.

O Chakra do Plexo Solar (Manipura).

O chakra solar, corresponde ao elemento fogo, que remete a necessidade que temos de nos conectar com nosso poder de força e de ação em nossa jornada. Este chakra fica localizado na região do umbigo e abdômen (Torácica (T 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12), é responsável pelo funcionamento das glândulas do pâncreas e sua cor é o amarelo. O chakra solar rege os aspectos relacionados ao poder pessoal e a força de vontade. Ele é responsável pelas emoções sentidas e expressadas como raiva, ganância, gula, ódio, inveja, timidez, ciúmes e necessidade de poder.

Alguns sinais de desequilíbrio que o corpo apresenta como um pedido para que a gente olhe para este chakra são doenças no estômago, pâncreas e fígado.

O Chakra Cardíaco (Anahata).

O chakra cardíaco, corresponde ao elemento ar, que remete a necessidade de organizar, de interiorizar e de respirar para alinhar todas as emoções e sentimentos. Este chakra fica localizado na região do tórax (T 1, 2 e 3), é responsável pelo funcionamento das glândulas do timo e sua cor é o verde. O chakra cardíaco rege os aspectos relacionados aos sentimentos e ao pertencimento. Ele é responsável pelo amor, devoção e a fé.

O chakra cardíaco é um ponto poderoso que interliga energias dos chakras terrenos, classificados por chakras inferiores, que são os chakras básico, sexual e solar e os chakras espirituais, classificados por chakras superiores, que são os chakras laríngeo, frontal e coronário, por isso quanto mais integrarmos esse chakra, melhor!

Alguns sinais de desequilíbrio que o corpo apresenta como um pedido para que a gente olhe para este chakra: doenças cardíacas, hipertensão e até depressão.

O Chakra Laríngeo/Garganta (Vishuddha).

O chakra laríngeo, corresponde ao éter, que é um elemento que integra todos os outros 4 e que faz união dos 5 elementos e organiza todos eles neste ciclo. Este chakra fica localizado na região da garganta (Cervical (C 3, 4, 5, 6 e 7), é responsável pelo funcionamento das glândulas da tireoide e paratireoide, reguladoras do nosso metabolismo, e sua cor é o azul celeste. O chakra laríngeo rege os aspectos relacionados à comunicação. Ele é responsável pela auto expressão e pela nossa capacidade de expressão perante a nossa vida.

Alguns sinais de desequilíbrio que o corpo apresenta como um pedido para que a gente olhe para este chakra laringite, distúrbios na tireoide, tumores na laringe e dores de garganta.

O Chakra Frontal/ Terceiro Olho (Ajna).

A partir do chakra frontal, não há mais um elemento correspondente, pois além de termos integrado os elementos, a partir deste chakra, os elementos são muitos sutis, por isso não conseguem ser percebidos por nossos sentidos.

Este chakra fica localizado na região da cervical (C 1 e 2) e onde está o sistema endócrino, olhos, ouvidos, sinus, couro cabeludo, ossos da face, sistema nervoso simpático, é responsável pelo funcionamento da glândula pituitária ou hipófise, reguladoras do nosso sistema nervoso periférico, e sua cor é o azul índigo. O chakra frontal rege os aspectos relacionados à intuição e imaginação. Ele é responsável pelo pensamento, conhecimento, clarividência, visão interior e até mesmo a telepatia.

Alguns sinais de desequilíbrio que o corpo apresenta como um pedido para que a gente olhe para este chakra são problemas nos olhos, ouvidos, dor de cabeça, insônia, amnésia, vertigens e nervosismo.

O Chakra Coronário/Coroa (Sahasrara).

Este chakra fica localizado na região do alto da cabeça, corresponde a região do cérebro, é responsável pelo funcionamento da glândula pineal, que são reguladoras do nosso sistema nervoso central, e sua cor é a violeta, mas também aparece como branco e até mesmo o dourado. O chakra coronário rege os aspectos relacionados ao conhecimento e compreensão. Ele é responsável pelos impulsos de nossa alma, por isso anseia em expressa uma consciência divina, mostra nosso potencial de luz e quando harmonizamos este centro alinhamos nossos hemisférios cerebrais.

Alguns sinais de desequilíbrio que o corpo apresenta como um pedido para que a gente olhe para este chakra: distúrbios mentais, distúrbios nervosos, psicose, alienação e até confusão mental.

Como ajustar o caminho?

Em breve, disponibilizarei uma meditação que estou canalizando com muito amor, para você fazer um caminho que percorre cada um dos chakras com mais profundidade, com o objetivo de dissolver sentimentos, emoções e sensações que estão ligadas a cada chakra, será um presente a ser disponibilizado com muito caminho no canal do Youtube.  Se quiser fazer seu caminho de uma forma mais assertiva, indo direto aos pontos chaves, sugiro que conheça meus atendimentos, pois faço um mapeamento para identificar onde suas energias estão sendo drenadas com foco em alinhá-las energeticamente. Clique aqui para receber mais informações.

Além disso, vale a pena acompanhar os textos disponíveis no blog, se inscrever aqui neste formulário para acompanhar as meditações que disponibilizo lá. Siga também minha rede social no Instagram @soudrisogabe para acompanhar todos os projetos que desenvolvo no decorrer de minha jornada.

Agradeço pela atenção, pela leitura que tentei enxugar o máximo possível e por seu interesse em se conhecer melhor para ampliar seus conhecimentos.

Com amor e votos de muita luz em sua jornada, 

Dri Sogabe