Constelação familiar trata-se de uma abordagem terapêutica cujo objetivo é trazer à luz o que está oculto, sejam nos relacionamentos familiares e até mesmo interpessoais. Trata-se de um método que coloca em evidência a conexão que temos com nosso sistema familiar nesta e em outras gerações.
Em uma abordagem sistêmica se analisa outros sistemas interpessoais de relacionamentos, sejam eles de amigos, profissionais e muito mais. Traz à tona vínculos que podem gerar sintonias e emaranhamentos em nosso destino.
Numa sessão é possível trabalhar as mais diversas questões que podem gerar problemas e conflitos que transformam o amor que adoece em um amor que cura e liberta. Quando algo grave acontece num sistema, ele pode prevalecer por diversas gerações, criando sintonias que nos convidam a compreender para libertar.
Um sistema familiar tem uma força gigantesca, por isso quando usamos esta potência com o objetivo de restaurar a ordem, ele nos permite mudar e transfomar destinos que pareciam ser destrutivos e negativos.
Segundo Bert Hellinger (criador desta abordagem terapêutica) estes laços são tão poderosos que quando algum membro deixa algo pendente, independente da geração, os membros das gerações posteriores são forçados a resolver, permanecendo sintonizados com os fatos que não são sequer responsáveis.
Há quem diga que essas memórias sejam transmitidas como um tipo de karma da linhagem, mas quando analisamos o inconsciente, percebemos que membros mais antigos que foram afetados por um determinado evento, acaba tendo seu inconsciente afetado, fazendo com que uma dor ou até mesmo amargura de viver seja espalhada para os membros mais novos, que na maioria das vezes sequer sabem do evento que ocasionou tudo isso.
Todo evento traumático gera prejuízos ao sistema familiar e até mesmo organizacional, e passa a ser visto como um sintoma que só pode ser tratado quando as causas são identificadas.
Podemos dizer que há uma transmissão transgeracional dos problemas e conflitos familiares, o que desencadeia destinos muitas vezes trágicos ou conflitantes, mas o mesmo amor que criou sofrimento é capaz de solucioná-lo, promovendo consciência ao emergir durante uma constelação familiar quando estamos abertos à conciliação e a esse amor.
Quando compreendemos um pouco das razões de alguém ter adotado uma determinada postura, nos abrimos para perdoá-los!